O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que o mundo escapou ao “abismo financeiro”, mas frisou que o sistema financeiro mundial tem ainda fraquezas que ameaçam a saída da crise.

Lagarde, que realiza uma visita de dois dias à capital indiana, considerou que a situação do sistema financeiro mundial já não é tão grave como era no princípio deste ano.

“Estamos mais longe do abismo do que aquilo que estávamos há três meses”, afirmou Lagarde, em declarações numa conferência, na capital indiana.

Segundo a responsável do FMI, as medidas que o Banco Central Europeu e os países europeus adoptaram ajudaram a estabilizar a situação financeira global, mas há ainda áreas “que necessitam de uma resposta vigorosa”, como o reforço de capitais das instituições financeiras.

“As instituições financeiras foram grandes agentes de contágio desta crise, e isto diz-nos onde é que as reformas se têm de focar. As instituições financeiras têm de ser agentes de crescimento, não uma ameaça ao crescimento”, acrescentou.

A crise financeira global, pelo menos, serviu como “um catalisador enorme” para levar os líderes políticos a tomar medidas impopulares, mas que contribuem para a recuperação da saúde económica, considerou Lagarde.

“A crise foi um grande agente de mudança, mas teria sido melhor se ela não tivesse sido necessária”, acrescentou

Fonte: Negócios On line – 20/03/2012

Outras notícias

Tombini vê recuperação da atividade brasileira

Leia mais

Bancos centrais preparam ação conjunta

Leia mais

Basileia: Estudo aponta variações em metodologias para medir risco

Leia mais