O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

Os consumidores estão dispostos a gastar mais com as compras de final de ano, segundo sondagem da FGV (Fundação Getulio Vargas). Na média, o percentual de consumidores que pretendem ampliar as compras de final de ano cresceu de 9,3% em 2008 para 14% neste ano. Já a fatia dos que esperam consumir menos caiu de 44,8% para 34,2%.

Segundo Viviane Bittencourt, economista da FGV, a retomada do crédito e a expectativa de aquecimento da economia explicam a melhora. É um cenário, diz, bem diferente do fim de 2008, em que a crise global se agravou.

Porém, na faixa com renda familiar de até R$ 2.100, a proporção dos que pretendem gastar mais caiu de 11,5% em 2008 para 9,5% neste ano. Para Bittencourt, essa parcela de clientes antecipou as compras, especialmente de eletrodomésticos, estimulada pela redução do IPI desses produtos.

Fonte: Folha de S.Paulo – 05/12/09

Outras notícias

Bancos estimulam uso do crediário no cartão de crédito

Leia mais

Europa dá o primeiro passo em direção à união bancária

Leia mais

Com medo de calote, bancos desaceleram repasses do BNDES

Leia mais