As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil dispararam 20,5% em março sobre fevereiro, incentivadas por um número maior de dias úteis. Na comparação anual, porém, houve queda de 1,6%, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
As vendas do mês passado somaram 284,1 mil unidades nas duas categorias ante 235,8 mil em fevereiro e 288,7 mil em março de 2011. O recorde de emplacamentos para março é 2010, quando a indústria registrou vendas de 337,4 mil automóveis e comerciais leves.
A queda do mês passado na comparação anual ocorreu apesar da incidência do Carnaval em março em 2011, enquanto neste ano o feriado ocorreu em fevereiro.
Em dias úteis, as vendas no mês passado corresponderam a 12,9 mil automóveis e comerciais leves, ligeiro incremento ante as 12,4 mil unidades de fevereiro, segundo cálculos da Reuters.
No trimestre, as vendas de automóveis e comerciais leves estacionaram, recuando ligeiros 0,6% sobre o recorde registrado no mesmo período de 2011, para 772,6 mil unidades.
A Fiat ficou na liderança do mercado em março, com vendas de 66,2 mil automóveis e comerciais leves, expansão de 19,4% sobre fevereiro. Além disso, o carro mais vendido do mês foi o Novo Uno, superando o Gol, da Volkswagen. Foram emplacadas 59,1 mil unidades do Uno contra 58,6 mil Gol.
A Volkswagen, com emplacamentos de 58,5 mil unidades, expansão de 16,4%. A General Motors teve vendas de 45,2 mil veículos, crescimento de 16,6%. Já a Ford licenciou 27,9 mil unidades, alta de 24,5% sobre fevereiro. A Renault aparece na sequência, com emplacamentos de 19,6 mil unidades, crescimento de 21,4%.
Fonte: Brasil Econômico – 03/04/2012