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De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 5,3% em fevereiro de 2011, em relação ao mês imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro de 2010), a demanda das empresas por crédito avançou 10,2%.
O feriado de carnaval, no mês de março este ano, impactou positivamente a procura das empresas por crédito em fevereiro, fazendo com que este mês, em 2011, apresentasse uma quantidade de dias úteis a mais do que normalmente se registra, observam os economistas da Serasa Experian. Tal efeito deverá ser revertido no mês de março que, além de uma quantidade de dias úteis abaixo do padrão histórico, contará ainda com os efeitos restritivos do atual ciclo de aumento dos juros.
Análise por porte
O avanço da demanda das empresas por crédito em fevereiro de 2011 foi determinado pelo crescimento de 5,5% registrado pelas micro e pequenas empresas e, em menor escala, pelo avanço de 0,5% na procura por crédito das médias empresas. Nas grandes empresas, a procura por crédito recuou 0,2% em fevereiro.
Na comparação com o fevereiro de 2010, somente as micro e pequenas empresas apresentaram variação positiva na sua procura por crédito (alta de 11,0%). Já nas médias houve queda de 1,4% e nas grandes empresas houve recuo de 1,2% na comparação com fevereiro/10.
Análise por região
Todas as regiões geográficas do país, com exceção da região Norte (queda de 1,1%), apresentaram crescimento da procura de suas empresas por crédito em fevereiro/11. O maior deles foi verificado no Sudeste (alta de 7,5%) seguido pelo Centro-Oeste (alta de 5,6%).
Na comparação anual, isto é, contra fevereiro de 2010, o maior crescimento da demanda das empresas por crédito também ficou por conta das regiões Centro-Oeste (+11,8%) e Sudeste (+10,9%), seguidas de perto pelas regiões Sul (+9,9%) e Nordeste (+9,7%).
Análise por setor
As empresas do setor comercial lideraram a expansão da demanda por crédito em fevereiro de 2011, crescendo 5,8%. As empresas do setor de serviços também exibiram um bom ritmo crescimento no mês passado (alta de 5,2%). O avanço nas empresas industriais foi bem menor (alta de 3,4% em relação a janeiro/11).
No acumulado do primeiro bimestre de 2011, as empresas de serviços e de comércio (com altas de 8,7% e de 3,9%) continuam à frente das empresas industriais em termos de avanço de suas demandas por crédito, a exemplo do que ocorreu ao longo de todo o ano de 2010. Isto sinaliza que as empresa industriais ainda continuam enfrentando certas dificuldades oriundas dum cenário externo ainda pouco dinâmico, além da forte concorrência dos produtos importados tendo em vista o nível valorizado da taxa cambial.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs – cerca de 1,2 milhão –, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com
Fonte: Serasa, 16/03/2011

Demanda das empresas por crédito cresceu 5,3% em fevereiro, aponta Serasa Experian
De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 5,3% em fevereiro de 2011, em relação ao mês imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro de 2010), a demanda das empresas por crédito avançou 10,2%.O feriado de carnaval, no mês de março este ano, impactou positivamente a procura das empresas por crédito em fevereiro, fazendo com que este mês, em 2011, apresentasse uma quantidade de dias úteis a mais do que normalmente se registra, observam os economistas da Serasa Experian. Tal efeito deverá ser revertido no mês de março que, além de uma quantidade de dias úteis abaixo do padrão histórico, contará ainda com os efeitos restritivos do atual ciclo de aumento dos juros.Análise por porteO avanço da demanda das empresas por crédito em fevereiro de 2011 foi determinado pelo crescimento de 5,5% registrado pelas micro e pequenas empresas e, em menor escala, pelo avanço de 0,5% na procura por crédito das médias empresas. Nas grandes empresas, a procura por crédito recuou 0,2% em fevereiro.Na comparação com o fevereiro de 2010, somente as micro e pequenas empresas apresentaram variação positiva na sua procura por crédito (alta de 11,0%). Já nas médias houve queda de 1,4% e nas grandes empresas houve recuo de 1,2% na comparação com fevereiro/10.
Análise por regiãoTodas as regiões geográficas do país, com exceção da região Norte (queda de 1,1%), apresentaram crescimento da procura de suas empresas por crédito em fevereiro/11. O maior deles foi verificado no Sudeste (alta de 7,5%) seguido pelo Centro-Oeste (alta de 5,6%).Na comparação anual, isto é, contra fevereiro de 2010, o maior crescimento da demanda das empresas por crédito também ficou por conta das regiões Centro-Oeste (+11,8%) e Sudeste (+10,9%), seguidas de perto pelas regiões Sul (+9,9%) e Nordeste (+9,7%).
Análise por setorAs empresas do setor comercial lideraram a expansão da demanda por crédito em fevereiro de 2011, crescendo 5,8%. As empresas do setor de serviços também exibiram um bom ritmo crescimento no mês passado (alta de 5,2%). O avanço nas empresas industriais foi bem menor (alta de 3,4% em relação a janeiro/11).No acumulado do primeiro bimestre de 2011, as empresas de serviços e de comércio (com altas de 8,7% e de 3,9%) continuam à frente das empresas industriais em termos de avanço de suas demandas por crédito, a exemplo do que ocorreu ao longo de todo o ano de 2010. Isto sinaliza que as empresa industriais ainda continuam enfrentando certas dificuldades oriundas dum cenário externo ainda pouco dinâmico, além da forte concorrência dos produtos importados tendo em vista o nível valorizado da taxa cambial.
Metodologia do indicadorO Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs – cerca de 1,2 milhão –, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.
Serasa ExperianA Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
ExperianA Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

Fonte: Serasa, 16/03/2011

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