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A classe média responderá por quase metade do consumo em 2011, segundo revelam dados apurados pelo IPC Marketing.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (2), entre o ano passado e este ano, a classe média teve um crescimento significativo, da ordem de 20%, superando o patamar de R$ 1 trilhão de consumo, respondendo por 44,3% dos R$ 2,452 trilhões previstos.

As classes B2, com cerca de R$ 592,5 bilhões, e C1, com aproximadamente R$ 440,4 bilhões em consumo, foram as principais responsáveis pelo avanço expressivo da classe média.

Gastos
Assim como ocorre com o total da população, a manutenção do lar abocanhará a maior parte do total de consumo das classes B2 e C1, atingindo R$ 152,235 bilhões e R$ 123,032 bilhões, nesta ordem. Outras despesas aparecem em seguida, na casa de R$ 150,992 bilhões e R$ 82,524 bilhões, respectivamente.

Ainda no que diz respeito às categorias de consumo, a alimentação no domicílio deve pesar mais para as famílias da classe C1 (R$ 61,76 bilhões) do que para as da classe B2 (R$ 59, 724 bilhões).

O consumo de alguns itens de vestuário (exceto o confeccionado) deve ser o menor nas duas faixas socioeconômicas, de R$ 1,556 bilhão para as famílias da classe B2 e de R$ 1,073 bilhão para as famílias da classe C1.

Fonte: InfoMoney, 02/05/2011

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