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Devido à proximidade das festas de final de ano, a Serasa Experian lançou, na última quinta-feira (21), a campanha de Natal 2010, que visa promover a recuperação de crédito do consumidor.

A campanha tem como objetivo sensibilizar cerca de 300 empresas, incluindo o varejo e instituições financeiras. O gerente de Recuperação de Crédito da Serasa, Raphael Salmi, explica que a medida beneficiará tanto os consumidores como as empresas.

“As campanhas são realizadas próximas às datas comemorativas, quando há uma injeção de consumo no mercado. A vantagem para o consumidor é oferecer condições adequadas para que ele possa pagar suas dívidas”, explica.

Como principal vantagem para as empresas, o especialista aponta, além da recuperação do crédito, a possibilidade de proporcionar que o cliente volte a comprar em determinado estabelecimento.

Perfil do consumidor

Para que a negociação dos débitos seja realizada com sucesso, é necessário que as empresas avaliem o perfil de cada consumidor. Segundo Salmi, muitas empresas fazem a cobrança igual para todos os clientes

“A cobrança de um cliente de um ano não pode ser feita da mesma maneira do cliente de dez anos. É necessário avaliar o perfil deste cliente. A cobrança de forma inadequada pode fazer a empresa perder o cliente”, finaliza.

Fonte: InfoMoney, 22/10/2010

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