O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

 

O Banco Central (BC) vai implementar mais uma etapa do projeto de modernização do mercado de câmbio. Depois das operações de mercado primário, entrará em vigor a partir do dia 2 de julho um novo sistema destinado ao registro de operações de câmbio interbancárias.

As alterações que compatibilizam a regulamentação cambial ao novo sistema de câmbio foram publicadas em circular nesta quarta-feira. “Tal alteração objetiva atender a necessidades das instituições de conhecerem todas as regras de negócio com a antecedência necessária”, informou o BC em nota.

A modernização do sistema se dá em três níveis: no banco de dados, no processamento das informações e na forma como são trocadas as informações entre o BC e as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio.

Basicamente, a mudança está na implementação da chamada sistemática de mensageria como meio de recepção de dados das operações de câmbio negociadas diariamente nos mercados.

De acordo com a autoridade monetária, todo o trabalho que desemboca na estreia desse novo sistema começou em março de 2010, envolveu seis áreas distintas do BC e contou com a participação de mais de 160 instituições financeiras.

Em outubro do ano passado, foi implementado o módulo relativo ao mercado primário, permitindo a individualização da tarifação dos serviços relativos ao câmbio pelo BC. A contrapartida do investimento foi a redução de até 74% nos custos de ressarcimento à autoridade monetária. “Com isso, foi possível a padronização de tarifas no mercado de câmbio manual, facilitando a comparação de preços pelos clientes e a escolha da instituição que estiver praticando o menor preço”, diz o BC.

Fonte: Valor Econômico/ Murilo Rodrigues Alves – 03/05/2012

Outras notícias

Bancos levam Dow Jones a patamar de 2007

Leia mais

Bancos veem retomada discreta de ofertas

Leia mais

Governo vai disciplinar migração de crédito

Leia mais