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Os consumidores estão preferindo pagar o carro à vista. Levantamento feito pela agência de varejo automotivo MSantos com 12 concessionárias mostra que, no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento no número de vendas à vista, considerando os mercados de novos e usados.

Segundo o economista da agência Ayrton Fontes, cerca de 30% das comercializações realizadas entre janeiro e março foram feitas com pagamento à vista, ao passo que no mesmo período do ano passado esse percentual era de 15%.

“O principal motivo alegado pelos concessionários consultados é o fato de os consumidores estarem fazendo financiamento nos bancos onde eles têm conta e relacionamento”, diz Fontes. Ele explica que quando o consumidor tem crédito pré-aprovado pela sua agência, as concessionárias registram a venda como à vista.

Facilidades
Apesar do aumento das vendas de veículos, as concessionárias estão enfrentando problemas para comercializar as unidades que têm estocadas. A elevação das vendas, segundo Fontes, só está sendo possível porque as concessionárias estão flexibilizando o pagamento da entrada.

“Quase todas as concessionárias já estão aceitando o parcelamento da entrada através de cartão de crédito, variando de três a cinco vezes, e ainda poucos aceitam cheques pré datados em até duas vezes”, afirma.

A classe emergente, que não parou de comprar veículo, também é fator para a manutenção das vendas de carro. “O mercado ainda está ligeiramente aquecido em função do grande número de consumidores que ascenderam e ainda não compraram carro”, considera.

O problema, na avaliação de Fontes, é que ainda que as concessionárias estejam criando alternativas para manterem as vendas elevadas, as montadoras continuam produzindo e aumentando os estoques. “As concessionárias já estão vendendo a preço de custo ou abaixo disso”, afirma Fontes.

Desaceleração
O número de automóveis, comerciais leves, motos, ônibus e caminhões emplacados subiu 11,29% em março, na comparação com fevereiro, de acordo com relatório da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No mês passado, 478.547 veículos foram emplacados em todo o Brasil, contra 430.019 de fevereiro.

Para Fontes, por conta das dificuldades que as concessionárias vêm enfrentando, é possível que as vendas desacelerem nos próximos meses. Nesse cenário, o economista acredita que somente para o consumidor que tiver dinheiro para dar de entrada é vantajoso comprar veículo, pois nessa situação ele consegue prazos e juros melhores.

InfoMoney, 12/04/2011

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