O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

O foco em padrões ambientais e sociais dentro de uma politica de desenvolvimento sustentatvel influencia o risco de credito de uma empresa. Lidando com a demanda por emprestimos para tocar projetos de crescimento, as instituições financeiras precisam o quanto antes incluirem variaveis socio ambientais na analise da concessão.

Essa é a conclusão apontada por Ainda Maria Mendes Milani em sua dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em ciências contábeis da Universidade Mackenzie. Por meio de um modelo estatístico com essas varíáveis de 125 empresas de capital aberto listadas na BM&Fbovespa, ficou constatado o reflexo no rating corporativo. “Não tem como separar o risco ambiental de uma operação de crédito. É intrínseco. A imagem do banco pode ficar comprometida”, afirma ela.

Ainda defende aiumentar o escopo adotado nos “Princípios do Equador” – diretrizes sócio ambientais exigidas para volumes pesados de financiamentos, criadas pelo Banco Mundial. Voltar-se também para as firmas de menor porte. “Os bancos são corresponsáveis no alinhamento dos aspectos sociais e ambientais com os financeiros. Faltam porem, ferramentas para avaliação dos ratings”, observa a tambem profssional da area de credito do Banco Safra.

Para introduzir essa estrategia , há o problema de padronização dos indicadores de sustentabilidade. Em geral, os relatorios das empresas não são claros em quanto é investido, por exemplo, no treinamento de pessoas e dispendios com reciclagem. “Infelizmente , não temos na legislação contabil a obrigatoriedade das companhias publicarem o balanço social ou mais ifnormações sobre questões ambientais”, aponta Ainda. “E sabemos que, às vezes, há a prferencia de não publicar por temer o acesso dos concorrentes”, completa.

Segundo Franklin Roosevelt Thame, gerente de solução de riscos socio ambientais da Serasa Experian, que, a pedido dos banco, desenvolve instrumento para analisar estes temas e classificar empresas, está havendo uma conscientização por parte de adequar o coneito de financas sustentaveis. O Banco Itau tem linhas especificas para empresas que adotam boas praticas de sustentabilidade e a procurta tem crescido muito.

“são iniciativas isoladas, mas que devem puxar o desenvolvimento de mecanismos de credito. O grande limitador hoje é a padronização das informações”, podnera Aida. 

Fonte: Brasil Econômico / Conrado Mazzoni – 09/09/2010

Outras notícias

Economia cobre custos de sistema

Leia mais

Um terço dos consumidores está inadimplente há mais de um ano

Leia mais

Brasil passa a ser o quarto maior mercado em vendas de PCs

Leia mais