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A alta demanda dos consumidores por novos computadores em 2010 conduziu o Brasil à quarta posição no ranking mundial dos países que mais vendem PC no mundo.
A constatação faz parte do estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela consultoria IDC Brasil. No ano passado, foram vendidos 13,7 milhões de computadores no Brasil, sendo 55% deles desktops e 45%, notebooks, deixando o País atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
O número total de computadores vendidos em 2010 representa um crescimento de 23,5% ante 2009. Somente no último trimestre de 2010 foram vendidos 3,6 milhões de equipamentos. Deste total, 52,5% foram desktops e 47,5%, notebooks.
“O quarto trimestre de 2010 mostrou um cenário diferente do que víamos no passado, quando eram vendidos mais computadores, por conta do Natal”, afirma o gerente de pesquisas da IDC, Luciano Crippa.
“Com a antecipação do varejo nas compras de final de ano, o terceiro trimestre de 2010 foi mais forte. Mesmo assim, os números apontam um crescimento de 15% com relação aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009”, completa.
Estimativas
A princípio, a previsão da IDC para o mercado tecnológico em 2010 era de 13,2 milhões de computadores, mas a competição acirrada entre os fabricantes de PCs fez com que o número fosse 3,6% maior.
“E, se somássemos o número de tablets comercializados no Brasil, cerca de 100 mil unidades, chegaríamos ao total de 13,8 milhões de equipamentos”, aponta o gerente de pesquisas da IDC.
Vendas
No geral, 65% dos computadores vendidos foram para usuários domésticos e 35% para o mercado corporativo, incluindo os segmentos de educação e governo.
De acordo com a IDC, a venda de notebooks para usuários domésticos ultrapassou em 30% a dos desktops. “Isso confirma que a categoria dos portáteis chegou para ficar no mercado nacional”, explica Crippa.
“E não podemos esquecer que, para o ano de 2011, ainda esperamos que as vendas de tablets cheguem à casa das 300 mil unidades comercializadas, e este número não está contemplado nas previsões do mercado de computadores tradicionais”, completa.
De acordo com Crippa, a influência dos tablets no mercado de PCs é certa. “À medida que avaliamos o comportamento do segmento, notamos sinais de um novo cenário, que aponta cada vez mais para um crescimento maior do que havíamos projetado anteriormente”, explica.
“Definitivamente, o mercado de PCs será impactado pela venda de tablets, principalmente quando observarmos os netbooks. Basta olharmos para os produtos apresentados na CES e MWC, eventos ocorridos agora no primeiro trimestre de 2011”, conclui o gerente de pesquisas da IDC.
Fonte: InfoMoney, 21/02/2011

Brasil passa a ser o quarto maior mercado em vendas de PCs

A alta demanda dos consumidores por novos computadores em 2010 conduziu o Brasil à quarta posição no ranking mundial dos países que mais vendem PC no mundo.

A constatação faz parte do estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela consultoria IDC Brasil. No ano passado, foram vendidos 13,7 milhões de computadores no Brasil, sendo 55% deles desktops e 45%, notebooks, deixando o País atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

O número total de computadores vendidos em 2010 representa um crescimento de 23,5% ante 2009. Somente no último trimestre de 2010 foram vendidos 3,6 milhões de equipamentos. Deste total, 52,5% foram desktops e 47,5%, notebooks.

“O quarto trimestre de 2010 mostrou um cenário diferente do que víamos no passado, quando eram vendidos mais computadores, por conta do Natal”, afirma o gerente de pesquisas da IDC, Luciano Crippa.

“Com a antecipação do varejo nas compras de final de ano, o terceiro trimestre de 2010 foi mais forte. Mesmo assim, os números apontam um crescimento de 15% com relação aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009”, completa.

Estimativas
A princípio, a previsão da IDC para o mercado tecnológico em 2010 era de 13,2 milhões de computadores, mas a competição acirrada entre os fabricantes de PCs fez com que o número fosse 3,6% maior.

“E, se somássemos o número de tablets comercializados no Brasil, cerca de 100 mil unidades, chegaríamos ao total de 13,8 milhões de equipamentos”, aponta o gerente de pesquisas da IDC.

Vendas
No geral, 65% dos computadores vendidos foram para usuários domésticos e 35% para o mercado corporativo, incluindo os segmentos de educação e governo.

De acordo com a IDC, a venda de notebooks para usuários domésticos ultrapassou em 30% a dos desktops. “Isso confirma que a categoria dos portáteis chegou para ficar no mercado nacional”, explica Crippa.

“E não podemos esquecer que, para o ano de 2011, ainda esperamos que as vendas de tablets cheguem à casa das 300 mil unidades comercializadas, e este número não está contemplado nas previsões do mercado de computadores tradicionais”, completa.

De acordo com Crippa, a influência dos tablets no mercado de PCs é certa. “À medida que avaliamos o comportamento do segmento, notamos sinais de um novo cenário, que aponta cada vez mais para um crescimento maior do que havíamos projetado anteriormente”, explica.

“Definitivamente, o mercado de PCs será impactado pela venda de tablets, principalmente quando observarmos os netbooks. Basta olharmos para os produtos apresentados na CES e MWC, eventos ocorridos agora no primeiro trimestre de 2011”, conclui o gerente de pesquisas da IDC.
Fonte: InfoMoney, 21/02/2011

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