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Por conta, sobretudo, dos problemas enfrentados pelo consumidor com os cartões de crédito, em 2010, o setor financeiro ocupou o terceiro lugar no ranking de atendimentos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Além disso, assuntos como a fusão de bancos, em especial o caso do Banco do Brasil e da Nossa Caixa, dúvidas sobre pacotes de serviços bancários, renegociação de dívidas e financiamentos de veículos e imóveis contribuíram para que o setor representasse 14,17% dos 11.353 atendimentos realizados, frente à participação de 13,09% de um ano antes.
Do total de atendimentos, 5.019 foram orientações de consumo e 6.334, orientações sobre a
Planos de saúde
Apesar do recuo, de 22,38% para 14,53%, pelo décimo primeiro ano consecutivo, os planos de saúde lideram o ranking de assuntos mais reclamados do Idec.
Em 2010, a manutenção do dependente no plano de saúde após a morte do titular foi a principal demanda do consumidor sobre o assunto.
Além disso, dentre as queixas mais recorrentes, estão a negativa de cobertura (exames, próteses, órteses, cirurgias) e os reajustes de mensalidades.
Outros setores
O setor de produtos, que engloba os eletroeletrônicos (linha branca, celulares, eletrodomésticos, entre outros) foi o segundo mais reclamado, no ano passado. Neste caso, os principais problemas dizem respeito a prazos de entrega, garantia e dificuldade de troca de artigos com defeito, além de dúvidas sobre a Lei de Entrega do Estado de São Paulo, que dá ao consumidor o direito de escolher em qual turno receber a mercadoria adquirida.
Fonte: InfoMoney, 01/03/2011

Por conta, sobretudo, dos problemas enfrentados pelo consumidor com os cartões de crédito, em 2010, o setor financeiro ocupou o terceiro lugar no ranking de atendimentos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Além disso, assuntos como a fusão de bancos, em especial o caso do Banco do Brasil e da Nossa Caixa, dúvidas sobre pacotes de serviços bancários, renegociação de dívidas e financiamentos de veículos e imóveis contribuíram para que o setor representasse 14,17% dos 11.353 atendimentos realizados, frente à participação de 13,09% de um ano antes.

Do total de atendimentos, 5.019 foram orientações de consumo e 6.334, orientações sobre a

Planos de saúde
Apesar do recuo, de 22,38% para 14,53%, pelo décimo primeiro ano consecutivo, os planos de saúde lideram o ranking de assuntos mais reclamados do Idec.

Em 2010, a manutenção do dependente no plano de saúde após a morte do titular foi a principal demanda do consumidor sobre o assunto.

Além disso, dentre as queixas mais recorrentes, estão a negativa de cobertura (exames, próteses, órteses, cirurgias) e os reajustes de mensalidades.

Outros setores
O setor de produtos, que engloba os eletroeletrônicos (linha branca, celulares, eletrodomésticos, entre outros) foi o segundo mais reclamado, no ano passado. Neste caso, os principais problemas dizem respeito a prazos de entrega, garantia e dificuldade de troca de artigos com defeito, além de dúvidas sobre a Lei de Entrega do Estado de São Paulo, que dá ao consumidor o direito de escolher em qual turno receber a mercadoria adquirida.

Fonte: InfoMoney, 01/03/2011

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