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Para quase a metade dos consumidores brasileiros, o preço é o principal fator de motivação para a compra de determinada marca de vestuário, de acordo com uma pesquisa efetuada pelo Iemi (Instituto de estudos e marketing Industrial).

Segundo o levantamento, que dava opção de múltiplas respostas, o preço atrativo foi citado por 48,9% dos entrevistados como sendo o item mais importante na hora de decidir pela compra da marca. Já para 42% dos entrevistados, a marca não é decisiva na escolha e, sim, o produto oferecido.

Em terceiro e quarto lugares, aparecem itens como conforto e caimento, com 39,3% e 33,2% das respostas, respectivamente. A variedade de produtos daquela marca vem logo em seguida, citada por 20% dos pesquisados, enquanto o fato de o produto daquela marca estar exposto de forma chamativa na vitrine foi mencionado por 18% dos entrevistados.

Já o fato de a marca ser famosa pesa para 9% dos entrevistados na hora de comprar algum artigo de vestuário.

Motivos para não comprar
De acordo com a pesquisa, os principais motivos apontados para não comprar determinadas marcas foram não gostar do ambiente (59,9%), não encontrar os produtos nas lojas que freqüenta (54,6%), não ver propagandas (33,8%), não gostar do conceito da marca (30,9%) e o fato da peça não cair bem (18,5%).

Pesquisa
A pesquisa foi realizada com 3.300 consumidores voluntários de ambos os sexos, com idade acima de 15 anos, de todas as classes sociais e diferentes estados. No total, foram citadas 776 marcas diferentes de vestuário, sendo que as 40 mais citadas somaram 72,3% das citações, enquanto que as outras 736 marcas se dispersaram nas citações de 27,7% dos pesquisados.

InfoMoney, 27 de maio de 2011

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