O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

O Brasil está caminhando para a conversibilidade da moeda, acredita o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ele lembrou que já foram tomadas várias iniciativas nessa área nos últimos anos. “O Brasil está se movendo nessa direção”, disse. 

Ele avalia que se trata de um processo gradual, já que ainda há restrições, como a proibição de contas em moeda estrangeira no País. 

No entanto, o presidente do BC diz que alguns pontos vistos como limitações referem-se, na verdade, à aplicação das leis referentes à lavagem de dinheiro. “O que as pessoas veem como restrição é, na verdade, a lei de lavagem de dinheiro, aplicada de forma rigorosa no Brasil.”

Meirelles defendeu a atuação do Banco Central no mercado de câmbio para a construção de reservas internacionais, que têm o objetivo de proteger o Brasil de crises futuras. “O câmbio brasileiro nunca foi tão livre como agora”, disse ele, ao responder ao questionamento de um investidor após palestra promovida pela BB Securities, em Londres. “Agora estamos comprando dólares, isso é completamente diferente de uma intervenção no sentido de tentar fixar uma taxa de câmbio, estamos construindo um seguro contra crises.” 

Fonte: Agência AE Broadcast/Daniela Milanese – 27/09/10

Outras notícias

Rentabilidade passada pode ajudar a definir estratégias de investimentos?

Leia mais

Para comércio, novo salário mínimo estimula vendas; economista minimiza impacto

Leia mais

Investimentos: conheça os erros mais comuns quando o assunto é aposentadoria

Leia mais