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Em tese, as vendas de fevereiro seguiram em ritmo forte. Tanto as consultas para vendas à vista quanto para vendas a prazo registraram aumento no segundo mês deste ano, frente ao mesmo período de 2010, de acordo com pesquisa feita pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e divulgada nesta terça-feira (1).
Contudo, a associação ressalta para a avaliação dos dados. “O momento é de cautela na interpretação dos dados, porque será preciso avaliar ainda o impacto dos feriados de Carnaval, fato que só ocorrerá no mês de março”, disse em nota o presidente da ACSP, Alencar Burti.
Por isso, as vendas de fevereiro podem não ter sido tão boas quanto os números mostram, porque no mesmo mês do ano passado o Carnaval diminuiu o ritmo do comércio – o que não aconteceu neste ano, devido ao fato de o Carnaval ser em março.
O SCPC, indicador de compras a prazo, apresentou alta de 11,2% em fevereiro, ante igual período de 2010, enquanto o SCPC Cheque, indicador de compras à vista, revelou no mesmo período um crescimento de 18,5%.
Desaceleração
A associação comercial destaca que, no acumulado de 1º até o dia 27 de fevereiro deste ano, com o mesmo número de dias úteis de fevereiro de 2010, houve alta de 7,9% no indicador que mede as compras a prazo e de 14,8% no que mede as compras à vista.
“Esses números mostram que a venda a crédito continua desacelerando gradativamente, já que em janeiro de 2011 (sobre janeiro de 2010) a alta no SPC foi de 8,2%”, avaliou em nota a associação.
As medidas macroprudenciais do Banco Central são fatores que influenciam diretamente nessa desaceleração, na avaliação da associação. “As medidas, aliadas a um novo ciclo de elevação da taxa básica, iniciado em janeiro, estão desacelerando gradativamente a oferta de crédito e aumentando os juros para o consumidor final. Isso acaba exercendo um efeito moderador no crescimento das vendas a crédito”.
Segundo a associação, o indicador que mede às compras à vista subiu 11,6% em janeiro, devido à antecipação das liquidações de moda verão, à compra de material escolar, ao bom desempenho das lojas de variedades e a uma base mais fraca de comparação em 2010 nas vendas à vista.
Inadimplência
No que diz respeito à inadimplência, houve alta de 11,8% de registros recebidos no cadastro de restrição ao crédito no mês passado, em comparação com igual período de 2010, enquanto os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) registraram alta menos intensa, de 7,8%, na mesma comparação.

Em tese, as vendas de fevereiro seguiram em ritmo forte. Tanto as consultas para vendas à vista quanto para vendas a prazo registraram aumento no segundo mês deste ano, frente ao mesmo período de 2010, de acordo com pesquisa feita pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e divulgada nesta terça-feira (1).

Contudo, a associação ressalta para a avaliação dos dados. “O momento é de cautela na interpretação dos dados, porque será preciso avaliar ainda o impacto dos feriados de Carnaval, fato que só ocorrerá no mês de março”, disse em nota o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Por isso, as vendas de fevereiro podem não ter sido tão boas quanto os números mostram, porque no mesmo mês do ano passado o Carnaval diminuiu o ritmo do comércio – o que não aconteceu neste ano, devido ao fato de o Carnaval ser em março.

O SCPC, indicador de compras a prazo, apresentou alta de 11,2% em fevereiro, ante igual período de 2010, enquanto o SCPC Cheque, indicador de compras à vista, revelou no mesmo período um crescimento de 18,5%.

Desaceleração
A associação comercial destaca que, no acumulado de 1º até o dia 27 de fevereiro deste ano, com o mesmo número de dias úteis de fevereiro de 2010, houve alta de 7,9% no indicador que mede as compras a prazo e de 14,8% no que mede as compras à vista.

“Esses números mostram que a venda a crédito continua desacelerando gradativamente, já que em janeiro de 2011 (sobre janeiro de 2010) a alta no SPC foi de 8,2%”, avaliou em nota a associação.

As medidas macroprudenciais do Banco Central são fatores que influenciam diretamente nessa desaceleração, na avaliação da associação. “As medidas, aliadas a um novo ciclo de elevação da taxa básica, iniciado em janeiro, estão desacelerando gradativamente a oferta de crédito e aumentando os juros para o consumidor final. Isso acaba exercendo um efeito moderador no crescimento das vendas a crédito”.

Segundo a associação, o indicador que mede às compras à vista subiu 11,6% em janeiro, devido à antecipação das liquidações de moda verão, à compra de material escolar, ao bom desempenho das lojas de variedades e a uma base mais fraca de comparação em 2010 nas vendas à vista.

Inadimplência
No que diz respeito à inadimplência, houve alta de 11,8% de registros recebidos no cadastro de restrição ao crédito no mês passado, em comparação com igual período de 2010, enquanto os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) registraram alta menos intensa, de 7,8%, na mesma comparação.

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