O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

Após ter crescido por dois meses seguidos, a demanda das empresas por crédito voltou a cair em setembro, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira.

A quantidade recuou 3,7% na comparação com o mês imediatamente anterior e cresceu 5,1% ante setembro de 2009. No acumulado dos primeiros nove meses de 2010, avançou 7,4%.

Copom deve manter taxa básica de juros nesta quarta-feira
A redução mensal, segundo os economistas da Serasa, foi determinada pela menor quantidade de dias úteis em relação a agosto, não devendo, portanto, ser encarada como uma reversão de tendência. Vale lembrar, no entanto, que a procura das empresas por crédito costuma ser menor no último trimestre do ano.

Na classificação por porte, todas as categorias reduziram a procura por crédito em setembro ante agosto, com destaque para as micro e pequenas empresas (-3,8%), seguidas das médias (-1,6%). Nas grandes empresas, a variação negativa foi de 0,4%.

No acumulado de janeiro a setembro, as grandes empresas lideraram a procura por crédito, com crescimento de 10,3% na comparação com os primeiros nove meses de 2009, um pouco acima do desempenho das micro e pequenas (8,4%). Já as médias empresas registraram recuo de 8,7%, muitas delas, segundo os analistas, devido ao mercado externo pouco dinâmico e à taxa de câmbio.

Fonte: Folha de São Paulo, 20/10/2010

Outras notícias

PIB per capita brasileiro sobe 6,5% e ultrapassa R$ 19 mil em 2010

Leia mais

Efeitos do corte na Selic ainda longe do bolso do consumidor

Leia mais

Consumidor já sente reflexos da retração de crédito para financiamentos de veículos

Leia mais