O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

O aumento do número de pessoas que recebem décimo terceiro salário fez as compras à vista avançarem mais que as compras a prazo na primeira quinzena de dezembro. Dados da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) divulgados nesta quinta-feira (16) apontam alta de 16,2% nas consultas ao SCPC Cheque (Serviço Central de Proteção ao Crédito) – indicador de compras à vista – frente ao mesmo período de 2009.

Vale ressaltar que 76% das intenções de uso do décimo terceiro vão para compra de roupas ou calçados e presentes pessoais, que são, normalmente, pagos à vista.

Já o SCPC, indicador de compras a prazo, teve alta de 10,9% na comparação entre a primeira quinzena de dezembro e o mesmo período do ano passado.

Na comparação com a primeira quinzena de novembro, houve um aumento expressivo de 32,3% nas consultas ao SCPC Cheque e de 42,4% no SCPC. De acordo com a ACSP, o motivo da alta é sazonal, devido às vendas de Natal. Além disso, o mês tem dois dias úteis a mais.
Inadimplência

Os registros recebidos (carnês em atraso) apresentaram queda de 3,5% na primeira quinzena de dezembro, na comparação com igual período de 2009, enquanto os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) aumentaram 16,3%.

Na comparação com a primeira quinzena de novembro deste ano, houve queda de 6,4% nos registros recebidos e aumento de 23,5% nos cancelamentos.

Os registros recebidos (carnês em atraso) ficaram estáveis em 2010, com leve alta de 0,3%, na comparação com 2009. Já os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) aumentaram 8%, em razão da recuperação do emprego formal e pela maior oferta de crédito.
Fonte: InfoMoney, 16/12/2010

Outras notícias

Tabela do IR deveria ser corrigida em 64,1% para acabar com defasagem

Leia mais

Indústria começa segunda metade do ano em ritmo fraco

Leia mais

Venda de material de construção eleva atividade do comércio em novembro

Leia mais