O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

O otimismo do consumidor brasileiro cresceu 1,3% em julho, na comparação com junho, após dois meses de estabilidade, segundo o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O crescimento do índice em julho “foi causado principalmente pela redução da preocupação dos consumidores com o aumento da inflação”, explica o economista da CNI Marcelo Azevedo. Em julho, 61% dos entrevistados responderam acreditar que haverá aumento de preços, enquanto em junho esse percentual era de 69%.
Na comparação com julho do ano passado, o indicador recuou 3%, registrando a maior queda no índice em 12 meses. O recuo ocorreu em todos os seis componentes do índice: expectativas sobre a trajetória da inflação, o desemprego, a renda pessoal, a situação financeira, o endividamento e as compras de bens de maior valor.
O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 1% em julho em relação ao mês anterior na cidade de São Paulo, de acordo com apuração da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). Em relação a julho de 2010, o ICF apresenta aumento de 1,9%.

Fonte: Valor Econômico – 29/07/2011

Outras notícias

Brasileiro mostra mais disposição para consumir bens de maior valor

Leia mais

Crédito livre sofre mais com medidas de restrição, diz Febraban

Leia mais

Maioria dos consumidores está gastando além do que ganha

Leia mais