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O carrinho de compra das classes emergentes no Brasil está ficando cada vez mais cheio. Para se ter uma ideia, a classe D já compra 90% das categorias consumidas pela classe C e mais de 80% do que as classes A e B levam dos supermercados.

A classe D concentra quase 60 milhões de brasileiros e sua renda representa 28% do total da população, acima inclusive da classe B, que representa 24%. Em 2002, oito anos atrás, a classe D detinha 15% da massa de renda no Brasil.

Os dados são do instituto Data Popular e foram divulgados nesta sexta-feira (12).

Potencial de consumo

Neste ano, o potencial de consumo da classe D supera a B em diversos segmentos, a exemplo de vestuário e acessório, no qual a primeira faixa de renda deve ser responsável por 17,2% do consumo e a segunda, por 16,9%.

Faixa etária

Crianças e adolescentes até 16 anos de idade representam mais de um terço da classe D, o que deve ser levado em consideração pelos varejistas do segmento infanto-juvenil.

Outros 24% desta população estão na faixa etária de 17 a 30 anos, enquanto 14% estão entre 31 e 40 anos, 18% entre 41 e 60 anos e apenas 11% têm acima de 61 anos.

Fonte: InfoMoney, 12/11/2010

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