O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

 

O objetivo central dos gestores de private banking é sempre preservar o patrimônio e elevar a riqueza do cliente no longo prazo, mas um agrado aqui e outro ali, do jeito certo, não faz mal algum, ao contrário: ajuda a cativar a exigente clientela. Para isso, oferecem mais do que assessoria financeira, mas também patrimonial, sucessória e tributária. E ainda jantares exclusivos com chefs renomados, degustação de vinhos, acesso a camarotes em eventos culturais e palestras com especialistas das mais diferentes áreas.
 
Segundo o diretor do Bradesco Private Bank, João Albino, é preciso ter alta disponibilidade de horário e deslocamento para lidar com esse grupo de clientes, que possuem alguns milhões para investir. “Essa é uma das maneiras de cativar o cliente”, afirmou.
 
De acordo com o executivo, assessoria financeira é só uma das demandas: prestar outros serviços também é essencial. Albino citou o caso de um médico que possui diversos imóveis disponíveis para locação. Essa renda, declarada como pessoa física, tinha um imposto de renda de 27,5%. “Sugerimos a esse cliente abrir uma administradora de imóveis para pagar menos de 14% de impostos”, contou.
 
O segredo, segundo Albino, é estar o mais próximo desse grupo. Na assessoria, o executivo do Bradesco afirma que é necessário saber tudo sobre o cliente, mesmo informações pessoais, como filhos fora do casamento. Dessa forma, é possível fazer um planejamento adequado. Isso também ajuda a determinar os mimos. “Nós sabemos os gostos pessoais de nossos clientes.”
 
O valor mínimo para ser cliente do segmento no banco é de R$ 3 milhões, mas o ticket médio é de R$ 11 milhões. O Bradesco não revela o volume administrado na carteira private, mas afirma que houve um crescimento de 27% em 2012, ante 21,4% da indústria. A previsão é crescer 22% nesse ano. Para alcançar esse crescimento, a instituição espera conquistar os clientes que passaram por processo de fusões de suas empresas ou abertura de capital e também atrair executivos, que a cada ano ganham bônus mais gordos.
 
Para Maria Eugênia López, diretora do Santander Private Banking, a aproximação entre cliente e banco também é importante para a boa gestão do patrimônio desse cliente. Nessa linha, a executiva afirma que o ideal é o cliente deixar o máximo de recursos possíveis em uma mesma instituição. Dessa forma, a escala poderia garantir um menor custo de gestão. “A concentração é importante em um cenário de novo patamar de juros”, explicou.
 
O Santander oferece aos cerca de 9 mil clientes private – que possuem ao menos R$ 3 milhões para investir – uma plataforma chamada de “full service”. Nela, além de assessoria nas mais diversas áreas, o cliente também tem acesso a produtos de outras instituições.
 
Já do lado dos mimos, o Santander também promove eventos específicos a esses clientes, para que eles se sintam exclusivos. No entanto, Maria Eugênia alerta que nesse tipo de marketing é importante segmentar, ou seja, separar os grupos de acordo com a fortuna e, sempre, manter a discrição.
 
Para ganhar clientes, a presença em várias cidades também pode ser um diferencial. O Banco do Brasil (BB) conta com quatro escritórios no país e vai abrir mais três. Além disso, possui 72 escritórios regionais. “O cliente será bem atendido independentemente do lugar onde esteja”, afirmou o gerente executivo da unidade de Private Bank, Yves Cardoso Fidalgo Junior, que administra quase R$ 68 bilhões de 22 mil clientes que possuem ao menos R$ 2 milhões para aplicar no banco.
 
E para os que tem disposição em aplicar no exterior, o banco oferece uma agência em Miami (EUA). “Queremos dar uma oferta completa, exclusiva e de alta performance”, completa o executivo.
 
Fonte: Brasil Econômico / Ana Paula Ribeiro – 07.03.13

Outras notícias

Auditores terão que ser mais rigorosos

Leia mais

Para analistas, efeitos da alta do dólar na inflação serão sentidos só em abril

Leia mais

Aumenta mas vendas de moradias nos EUA

Leia mais