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1. OBJETIVO

1.1. Aprofundar conhecimentos para o exercício da atividade de ouvidoria/ombudsman;

1.2. Desenvolver habilidades para gestão eficaz de ouvidorias;

1.3. Estimular a troca de experiências entre os participantes;

1.4. Certificar os integrantes da equipe técnica da Ouvidoria, de acordo com as normas do Banco Central do Brasil e Conselho Monetário Nacional.

 

 2. PROGRAMA

2.1. A OUVIDORIA A SERVIÇO DA MELHORIA DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

2.1.1. Contextualização da Ouvidoria

2.1.2. Ouvidoria interna e externa

2.1.3. O perfil do ouvidor / Funções do ouvidor / Limitações do ouvidor

2.1.4. Quando recorrer à Ouvidoria?

2.1.5. Fluxograma de atividades

2.1.6. SAC x Ouvidoria

2.1.7. Marcos regulatórios

2.1.8. Organizando uma Ouvidoria com efetividade:

  • Diagnóstico organizacional
  • Projeto de implantação
  • Manual de normas e procedimentos
  • Sistema informatizado para gestão
  • Sensibilização e capacitação
  • Operacionalização

2.1.9. Como superar as principais dificuldades inerentes à Ouvidoria

2.1.10. Como utilizar a Ouvidoria como uma ferramenta de gestão

2.1.11. Como inovar processos, produtos e serviços ouvindo o cliente-cidadão

2.2. ÉTICA, MEDIAÇÃO E SOLUÇÃO DE CONFLITOS EM OUVIDORIA

2.2.1. O contexto da ética em Ouvidoria

2.2.2. Ética contemporânea         

2.2.3. Os níveis da ética

2.2.4. Conflito e negociação

2.2.5. Classificação dos conflitos

2.2.6. Conflito e seus elementos

2.7. Ouvidoria e conflito

2.2.8. Sugestão aos ouvidores na resolução de conflitos

2.2.9. Gestão de relacionamentos – superando conflitos em Ouvidoria

2.2.10. Sugestão aos ouvidores na gestão de relacionamentos        

2.3. OS DIREITOS E A DEFESA DOS CONSUMIDORES NO ÂMBITO PÚBLICO E PRIVADO

2.3.1. Constituição Federal e Código de Defesa do Consumidor (CDC)

2.3.2. Política Nacional das Relações de Consumo

2.3.3. Norma de Ordem Pública e interesse social

2.3.4. Princípios

2.3.5. Conceito de Consumidor, Fornecedor e Produto e Serviço

2.3.6. Responsabilidades

2.3.7. Práticas abusivas

2.3.8. Cobrança de dívidas

2.3.9. Banco de dados e cadastro de consumidores

2.3.10. Proteção contratual

2.3.11. Prazo de reflexão

2.3.12. Cláusulas abusivas

2.3.13. Contrato de crédito e financiamento

2.3.14. Contrato de compra e venda e alienação fiduciária

2.3.15. Contratos de adesão

2.3.16. Casos em que os Tribunais admitem Dano Moral

 

3. PÚBLICO ALVO

3.1. Ouvidores e membros da equipe da Ouvidoria que desejam aprofundar seus conhecimentos;

3.2. Profissionais da área pública e privada que pretendem implantar a Ouvidoria em suas instituições;

3.3. Profissionais de instituições financeiras visando a certificação exigida pelo Banco Central do Brasil.

 

4. METODOLOGIA

 Aulas expositivas, dinâmicas em grupo e estudo de ‘cases’.

 

 5. INSTRUTORES

 Flaviano Vetter Tauscheck, advogado, mestre em Ciência Jurídica pela Univali e dissertação de mestrado em Direito do Consumidor, especialização em Direito Empresarial pela Fesag/Unisul, professor de Direito Civil e Direito do Consumidor na Univali e Cesusc. Professor de Direito do Consumidor em cursos de pós-graduação do ICPG.

Luís Gonzaga Mattos Monteiro, psicólogo, mestre em Sociologia Política, doutor em Psicologia Social. Titular das disciplinas de Ética, Psicologia Social e da Comunicação, Psicologia Jurídica da Faculdade Estácio de Sá. Professor de Psicologia Aplicada a Administração e de Comportamento Organizacional da Sociesc-Única-FGV.

Mário Nélson Alves Jr., administrador (ESAG/UDESC), especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC), mestre em Administração na área de Gestão Estratégica das Organizações (ESAG/UDESC). Aperfeiçoamento em Técnicas Avançadas de Investigação para Ouvidores (Ombudsman of Ontario, Canadá). Autor da dissertação: A contribuição estratégica das ouvidorias para melhoria dos serviços prestados pelas organizações. Ex-ouvidor da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Consultor na implantação e organização de ouvidorias em órgãos públicos e empresas privadas. Membro da Associação Brasileira de Ouvidores. Sócio-Diretor da OMD Soluções para Ouvidorias.

 

6. CERTIFICAÇÃO

6.1. Certificado de participação: concedido ao participante que obtiver freqüência mínima de 75%.

6.2. Certificado de aptidão: concedido ao participante que além da freqüência mínima de 75%, realizar o exame de certificação ao final do curso, obtendo conceito igual ou superior a 7 (sete). O exame de certificação é facultativoe  abordará o conteúdo ministrado durante o curso, incluindo os temas:

ética, mediação de conflitos e direitos e defesa do consumidor, de acordo com as disposições da Resolução 3.477 do Banco Central do Brasil.

 

 7. INFORMAÇÕES GERAIS

DATA: 08 e 09 de junho de 2010 

LOCAL: FEDERASUL – Largo Visconde de Cairú, 17 – Centro – Porto Alegre/RS 

CARGA HORÁRIA: 16 horas – das 9h às 18h (com uma hora de almoço) 

 

8. INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE

Até dia 28/05/2010

ASSOCIADAS – R$ 1.200,00

NÃO ASSOCIADAS – R$ 1.400,00

Após dia 28/05/2010

ASSOCIADAS – R$ 1.400,00

NÃO ASSOCIADAS – R$ 1.600,00

  • Inclui coffee-break, apostila completa.

 

9. INSCRIÇÕES

Pelo fone (51) 3224.0655 ou

Enviar e-mail para sindfin@sindfin.com.br

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