O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

A oferta de crédito para o consumidor deve crescer no primeiro trimestre do próximo ano, frente ao trimestre anterior, na avaliação de 81% dos empresários de instituições financeiras consultados pela Serasa Experian.

No ano passado, 80% dos consultados acreditavam que a oferta de crédito nos primeiros três meses deste ano cresceria, na comparação com o último trimestre de 2009.

Segundo mostra a pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (17), para os três primeiros meses de 2011, 14% dos executivos de instituições financeiras acreditam que a oferta de crédito ficará como está. E 5% acreditam que deve cair.

Para os três primeiros meses deste ano, 15% dos empresários acreditavam em manutenção da oferta de crédito e 5% em queda.
Medidas de contenção

Apesar do otimismo dos empresários com relação ao crédito para pessoas físicas, medidas anunciadas recentemente pelo Banco Central tendem a ter um impacto inverso do que o esperado na oferta de crédito.

A instituição elevou o compulsório dos bancos e o fator de risco para concessões com prazos maiores que 24 meses. Com o aumento do risco, os bancos precisarão ter mais dinheiro em caixa para poder emprestar.

Com isso, espera-se uma retração na oferta. A ideia do Banco Central é conter a expansão desenfreada do crédito e impedir aumentos nas taxas de inadimplência e inflação.
Pessoa jurídica

De acordo com a pesquisa da Serasa, com relação à oferta de crédito para pessoa jurídica, ela deve crescer no primeiro trimestre do próximo ano, para 65% dos executivos de instituições financeiras.

No ano passado, 58% acreditavam que haveria elevação da oferta nos primeiros meses de 2010, na comparação com os últimos três meses de 2009.

Para 2001, 27% acreditam que a oferta ficará como está e 8% acreditam em recuo. Para o primeiro trimestre de 2010, 36% esperavam uma oferta semelhante a de 2009 e 6% esperavam queda.

Fonte: InfoMoney, 17/12/2010

Outras notícias

Sessão pipoca: aprenda a lidar com impulsos consumistas vendo filmes!

Leia mais

Brasileiro mantém otimismo quanto ao próprio endividamento

Leia mais

Cartão de crédito é a principal pendência para 72% dos endividados

Leia mais