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O aquecimento global é a segunda maior preocupação dos brasileiros. Contudo, ao definir o perfil dos consumidores, pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que a questão ambiental está presente em menor grau na vida deles. A maior parte dos consumidores do Brasil acredita que é preciso primeiro solucionar problemas sociais, antes de atacar os ambientais.

De acordo com o levantamento, 27% dos brasileiros pensam dessa forma e, por isso, são denominados como Green Society. Considerando os consumidores latino-americanos, 23% pensam assim. Esses consumidores ajudam e colaboram com as pessoas mais necessitadas, têm visão coletiva, mas banalizam e relegam a um segundo plano as questões ambientais.

E a participação do tema na vida dos brasileiros chega a zero para 26% dos consumidores. Os Zero Green são o segundo grupo mais representativo no Brasil, sendo compostos por brasileiros que não acreditam que o tema seja relevante. Para eles, as preocupações ambientais não estão presentes. Na América Latina, 18% dos consumidores pensam dessa forma.
Ser verde

A Kantar também identificou um grupo de consumidores, que representa 19% dos brasileiros e 17% dos latino-americanos, que acredita que ser verde é estar na moda. Esse grupo de consumidores deseja um mundo melhor, mas faz pouco pela causa ambiental.

A pesquisa revelou que esse perfil de consumidor acredita que aqueles que entendem de questões ambientais são mais inteligentes, bem como que embalagens de produtos deveriam informar o impacto ambiental que eles causam.

Outro grupo que tem força no País é o formado pelos Green Pockets. Eles representam 15% dos brasileiros e 17% dos latinos. Para eles, os benefícios econômicos com a economia doméstica são mais importantes que o cuidado com o meio ambiente.

Esse tipo de consumidor prefere lâmpadas de baixo consumo, tem o hábito de desligar aparelhos eletrônicos em desuso, faz uso racional da água para a limpeza do lar e apresenta visão individualista.

O quinto grupo mais representativo entre os brasileiros é aquele composto pelos Green Shoppers, que são 10% dos pesquisados. Na América Latina eles representam 23% dos entrevistados e são o segundo grupo de maior peso. Esse tipo de consumidor leva sua própria sacola reutilizável ao mercado, acompanha as informações sobre emissões de gases e tenta influenciar seus conhecidos para que se preocupem com o planeta.

Por fim, a pesquisa identificou o grupo minoritário tanto entre os brasileiros como entre todos os latino-americanos consultados, o dos 360º Green. Eles são 6% dos latinos e apenas 2% dos brasileiros. Neste estrato, a preocupação ambiental comanda as decisões de consumo e o desperdício não é tolerado.

De acordo com os pesquisadores, esse grupo é formado pelos consumidores do futuro.
Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada em 16 cidades da América Latina e consultou 9 mil domicílios.
Fonte: InfoMoney, 19/11/2010

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