O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

Os empresários estão mais otimistas com relação ao faturamento de suas empresas no terceiro trimestre do ano. De acordo com pesquisa Serasa Experian, 59% dos entrevistados afirmaram que vão rever suas estimativas de faturamento para o período na comparação trimestral, enquanto 41% vão mantê-las conforme planejado.

Entre os que revisaram suas projeções, 84% farão para cima. O setor de serviços concentra 86% das empresas que acreditam em um faturamento superior no terceiro trimestre. Em seguida, aparecem comércio (84%) e a indústria (79%).

Por porte, as perspectivas positivas são melhores entre as médias (85%) e pequenas empresas (84%). Já nas grandes, a taxa atinge 74%. Com relação a expectativa regional, o Nordeste e o Norte, despontam na frente, com 91% e 90%, respectivamente. Na sequência estão Centro-Oeste (88%), Sudeste (86%) e Sul (74%).

Apesar da melhora com relação ao faturamento, a maioria dos empresários não prevê novas contratações no terceiro trimestre. Para 62% dos entrevistados, o quadro de funcionários não sofrerá alteração. Outros 32% pretendem aumentar e 6% diminuir. As instituições financeiras são as que mais vão contratar, de acordo com 45% de seus empresários.

No setor de serviços são 33% ampliando a contratação. Por fim, no comércio, são 29% demandando mais mão de obra. As médias (38%) e grandes (34%) empresas são as que concentram a maioria das companhias que pretendem contratar, sendo a maioria localizada no Norte (40%) e Nordeste (38%)

Os empresários também responderam sobre a expectativa para os investimentos. Segundo a pesquisa, 33% das empresas vão expandi-lo, 3% promoverão cortes e 10% vão postergar os aportes. O restante afirmou que vai trabalhar conforme o planejado.

As instituições financeiras são, mais uma vez, o setor que mais irá promover ampliações nos investimentos (40%). O comércio tem 34% de seus empresários com intenção de investir mais e a indústria tem 33%.

As médias e grandes empresas, com 36% e 35%, respectivamente, possuem a maior parcela de empresários dispostos a aumentar seus aportes no terceiro trimestre. Os melhores resultados nesse quesito foram apurados nas regiões Norte (44%) e Nordeste (37%).

Na visão da indústria, do comércio e dos serviços, as condições de crédito (limites, prazos e encargos) no terceiro trimestre, em relação ao período anterior, vão permanecer as mesmas para 52% dos empresários, sendo que para 29% vai melhorar e para 19% irá piorar.

“A pesquisa mostra que o empresário brasileiro está otimista em relação ao faturamento do seu negócio no terceiro trimestre do ano. A maior parte não pensa em ampliar a contratação de mão de obra, aproveitando mais os recursos presentes. Do lado dos investimentos, a parcela mais representativa opta por manter os recursos planejados”, afirmou a Serasa em comunicado.

Fonte: O Globo – Valor Online

Outras notícias

Associados do Sindfin contam com assessoria e consultoria contábil

Leia mais

Crédito às empresas deve acelerar a partir do último trimestre, diz Serasa

Leia mais

Cresce o peso da inadimplência na formação dos spreads

Leia mais