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Apesar da alta apurada em cinco das 11 categorias pesquisadas pelo e-flation, na média, os produtos vendidos pela internet ficaram mais baratos este mês.

Segundo dados divulgados pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), instituição ligada à FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), houve queda de 2,8% nos preços em outubro.

A deflação apurada no período foi influenciada, principalmente, pelas grandes ofertas promovidas, o que acabou contendo os preços, especialmente de produtos de informática e perfumes e cosméticos, que apresentaram as maiores quedas do mês, de 6,5% e 4,7%, nesta ordem.

Por outro lado, o índice que mede a inflação do comércio eletrônico revelou que cine e fotos (22%), CDs e DVDs (3%), brinquedos (1,9%), eletroeletrônicos (0,4%) e medicamentos (0,2%) apresentaram alta no décimo mês do ano.

Destaques

Além dos eletroeletrônicos e perfumes, houve queda nos preços dos eletroportáteis (-4,2%), livros (-4%), linha branca (-3,1%) e telefonia e celulares (-0,7%).

“A facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores, além das chamadas compras coletivas, contribuem para um ambiente mais competitivo entre as empresas e, consequentemente, queda de preços”, afirma o presidente do conselho do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo.

Composição do índice

Os itens que formam a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem os chamados “campeões de vendas”.

Fonte: InfoMoney, 29/10/2010

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