O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

A compra do material escolar pode ser uma boa oportunidade para ensinar os filhos a lidarem de forma responsável com o dinheiro. Ao menos esta é a opinião dos autores de “Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice” – Primavera Editorial – , os jornalistas Marília Cardoso e Luciano Gissi Fonseca.

“O ideal é que a criança participe das compras e que os pais aproveitem a ocasião para ensinar limites e para falar sobre valores que serão importantes durante toda a vida. Ao incluir a criança no processo de compra, os pais colaboram na formação de cidadãos que praticam o consumo consciente”, argumenta Fonseca.

Marília concorda e completa: “muitos especialistas recomendam aos pais que deixem as crianças em casa na hora de comprar o material escolar. Mas discordo dessa orientação! (…) Os pais têm a missão de mostrar que o dinheiro não cai do céu nem brota em árvores; lição que resolve dois problemas de uma única vez. Primeiro porque justifica as saídas diárias para o trabalho; segundo, forma cidadão conscientes do seu consumo”.

Como fazer?

Ainda de acordo com os autores, quem decide levar os filhos às compras e aproveitar este momento para educá-los financeiramente deve, antes de sair de casa, combinar com as crianças o valor que irão gastar.

Além disso, é necessário detalhar a lista do material escolar, lembrando que nada que está fora da relação deve ser comprado.

Na hora das compras, é interessante distinguir o caro do barato e diferenciar as necessidades básicas das coisas que podem esperar. “É importante que desde muito cedo as crianças aprendam o sentido correto das palavras dinheiro e prioridade”, defende Marília.

Por fim, aconselham, os pais devem estimular a criança a economizar dentro do valor estipulado, colocando a sobra em um cofrinho. Outra medida é incentivar a economizar em determinado item para poder gastar mais em outro.
Fonte: InfoMoney, 14/01/2011

Outras notícias

BC confirma expectativas e mantém taxa de juros em 10,75%

Leia mais

Últimos dias de inscrições para exame de certificação de correspondentes de crédito

Leia mais

Consumidor deve ter várias formas de pagamento ao ir às compras de Natal

Leia mais