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Transações bancárias realizadas por meio virtual superaram em 2012 as realizadas por meios tradicionais – na boca do caixa ou na frente do gerente. Segundo pesquisa “O Setor Bancário em Números”, divulgada ontem pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) como prévia ao evento de tecnologia bancária anual, realizado todos os anos em junho (Ciab), as virtuais representaram 42% do total das transações enquanto as tradicionais, 41%. As operações mais complexas, como contratação de crédito e investimentos, porém, continuam sendo realizadas, em sua maioria, por meio de contato pessoal entre o cliente e seu gerentes.
 
O internet banking representa 39% do total. Mas o número de usuários de mobile banking cresceu 2,7 vezes, elevando mais de 223% a quantidade de transações por esse meio, ainda que apenas 2,6% das transações realizadas sejam com movimentação financeira. A participação do mobile banking passou de 0,04% em 2008 para 2,30% em 2012. “O crescimento dessas transações é próximo de 25% ao ano, muito superior ao dos canais mais tradicionais. As agências tem o menor crescimento (3%), perdendo participação de 18% para 11% no volume total de transações desde 2008”, diz a pesquisa.
 
O levantamento também mostra que, após um crescimento vigoroso em 2011, o crescimento de agências, PABs e PAEs em 2012 ficou mais próximo da média histórica. “O crescimento tem sido contínuo nos últimos cinco anos, e deve persistir nos próximos anos, a taxas mais expressivas até em função da maior bancarização no Brasil”, diz a pesquisa. Essa expansão, segundo a Febraban, “traz discussões importantes sobre o papel das agências, que deve se concentrando em relacionamento com o cliente, investindo em modernização da plataforma tecnológica.”
 
A pesquisa é realizada há 21 anos e a nova versão foi feita em parceria com a a Booz & Company, e contou com a participação das 16 principais instituições financeiras do Brasil, que correspondem a 93% do setor bancário.
 
Fonte: Brasil Econômico / Redação – 18.04.13

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