O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

A classe média brasileira pesou na conta final do varejo em 2010 e representou 60% do crescimento do setor, de acordo com estudo feito pela Nielsen e divulgado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados).

Apesar do peso da classe média no crescimento do ano passado, os consumidores de alta renda fizeram compras mais caras que as do segmento médio. O aumento do tíquete médio (valor gasto por compra) deve-se, principalmente, à mudança das preferências dos consumidores.

De acordo com o presidente da Nielsen Brasil, Eduardo Ragasol, os brasileiros estão colocando no carrinho itens que agregam sofisticação, praticidade, bem-estar e saúde. Segundo ele, os consumidores querem, cada vez mais, objetividade e rapidez para concluir a compra.

Essas mudanças, na sua avaliação, servem de alerta aos estabelecimentos que atuam com itens básicos. Para ele, esses supermercados devem investir mais em ações estratégicas no ponto de venda e no desenvolvimento de marcas.

Varejo
O estudo ainda mostra que o varejo deve fechar 2010 com crescimento de 6% a 8% em faturamento real e de 4% a 6% em volume. Considerando as regiões, a Nordeste e Sudeste foram responsáveis por 80% do crescimento do consumo do País.

“Beneficiada pela expansão do emprego, pelo incremento da renda familiar, por programas sociais, entre outros aspectos, a região deve manter um dos maiores índices de crescimento de consumo na apuração dos resultados de 2010”, afirmou Ragasol, por meio de nota.

Com os bons números de 2010, o estudo também mostra que as perspectivas para este ano também são positivas. Os pesquisadores esperam um nível de emprego maior, com o consequente crescimento da massa salarial e da renda.

Ragasol enfatiza, porém, que, para aproveitar esse cenário positivo, o varejo deve definir sua área de atuação e criar diferenciais em relação aos concorrentes.

Fonte: InfoMOney, 19/01/2011

Outras notícias

Com práticas simples, é possível ter uma rotina sustentável no trabalho

Leia mais

Apimec entrega prêmio a profissionais de destaque

Leia mais

Inflação pode ultrapassar meta neste ano e economista orienta consumidores

Leia mais